quarta-feira, 12 de setembro de 2007

livros

A turma de casa adora um livro. Quer conquistar uma criança? Leia um livro para ela, não só leia, mas interprete, brinque, fantasie, conte uma história! Além de escolher uma história interessante, escolha também um horário, quando a criança está disposta (descansada, alimentada, xixi já feito, etc.) e possa se dedicar a esta hora mágica.

Tenho 2 dicas de leitura (com potencial para o desenvolvimento de assuntos "científicos"):




1. "Tem um cabelo na minha terra - uma história de minhoca". Autor: Gary Larson. Editora: Companhia das Letrinhas.

comentário: alguns adultos devem conhecer o autor pela criação dos quadrinhos "The Far Side" (ver no wikipedia - em inglês), outros adultos devem conhecer o autor do prefácio do livro: Edwardo O. Wilson (ver no wikipedia - em inglês). O livro apresenta com humor e ironia algumas "leis da Natureza" sob a perspectiva biológica, se contrapondo à visão "romântica" da Natureza idealizada pelo homem. É imperdível! Diversão garantida para crianças e adultos. Veja um trecho do livro nesta página. O blog Via Gene também fez um comentário sobre o livro - leia aqui.




2. "Boi Zambu e o musquitim de direção". Autora: Nye Ribeiro. Roda e Cia Editora.

comentário: acabei de comprar este livro. A história mostra um mosquitinho (ou musquitim) ensinando um boi a se orientar e escolher caminhos sem se perder ou se afobar. A ciência, neste caso, fica por conta do contador de história que tem a chance de ensinar à criança sobre bois e moscas (ou mosquitos). Como passei mais de 10 anos estudando moscas varejeiras, moscas do berne e moscas dos chifres, não podia deixar de indicar um livro com esse tal "Musquitim de direção", podia? Para mim, ele é uma mistura de "grilo falante" com a "mosca dos chifres", com as boas intenções do grilo falante num modelito díptero (di = duas; pteron = asas - classificação de moscas e mosquitos). Agora, a mosca dos chifres não é nada boazinha com o boi, muito pelo contrário: fica o tempo todo picando o boi. Ela é um parasita, que se alimenta do sangue do boi, e não dá sossego ao coitado. O boi passa o dia abanando o rabo para tentar espantar as "nuvenzinhas" de moscas dos chifres que o incomodam e irritam. Estas moscas irritam tanto que até o nome científico delas dá a dica: Haematobia irritans. Deu para aprender um pouquinho sobre moscas?

Abaixo está a resenha do livro:

"Boi Zambu vivia muito distraído. Andava para um lado e para o outro, sem saber escolher o caminho. Por isso, acabava sempre se perdendo. Um dia, deu uma topada numa árvore, caiu no chão e ali ficou todo esparramado, que nem um colchão velho. Foi nessa hora que apareceu o Musquitim de Direção. A partir desse encontro, Boi Zambu começou a aprender a escolher, e nunca mais foi o mesmo"

Ana Banana

Nenhum comentário: